A venda casada ocorre quando o consumidor só consegue adquirir um produto ou serviço se também contratar outro. Essa prática é ilegal, conforme o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
"Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos."CDC
Apesar dessa proibição, muitos bancos ainda incluem seguros nos contratos de financiamento de veículos sem oferecer ao consumidor a opção de escolher outro seguro. Isso é uma prática abusiva e ilegal.
O que fazer se você for vítima de venda casada?
Se você foi forçado a contratar um seguro junto com o financiamento do seu veículo, você tem o direito de pedir a devolução do valor pago. Em alguns casos, a justiça pode determinar que essa devolução seja feita em dobro, como previsto no artigo 42 do CDC:
"Art. 42, parágrafo único: O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à devolução do valor pago em excesso, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais."
Um exemplo disso é uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que determinou a devolução em dobro dos valores cobrados por seguro em um contrato de financiamento de veículo.
Como identificar a venda casada?
Seguro Obrigatório: O banco exige a contratação de um seguro específico para aprovar o financiamento do veículo.
Sem Opção: Você não tem a possibilidade de escolher outro seguro ou seguradora.
Cobrança Automática: O valor do seguro já vem incluso no financiamento sem o seu consentimento.
Passos para resolver a situação
Reúna Documentos: Guarde todos os contratos e comprovantes de pagamento.
Busque Orientação: Consulte um advogado especializado em direito do consumidor.
Aja Rápido: Entre com uma ação para reaver os valores pagos indevidamente.
Cada caso deve ser analisado de acordo com suas particularidades e em atenção aos entendimentos dos tribunais de seu estado.
Entender seus direitos como consumidor é essencial para proteger sua saúde financeira. Se você foi vítima de venda casada em contratos de financiamento de veículos, não hesite em buscar ajuda jurídica para reverter a situação e recuperar os valores pagos indevidamente. Fique atento e sempre questione cláusulas que pareçam abusivas ou que limitem sua liberdade de escolha.
Comments